sábado, 5 de maio de 2012

O Espirito Santo se Retira Quando o Crente Peca?

Efésios 4:30,31, !E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós?
Na carta de Paulo aos Efésios, lemos !e não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia, e toda malícia sejam tiradas dentre vós? (Efésios 4:30-31). Através desse texto Deus nos dá a evidência de situações e atitudes, da igreja e de crentes salvos por Cristo, que fazem com que o Espírito Santo fique triste, enciumado e apagado. Apesar da infidelidade dos crentes salvos por Cristo Jesus, não encontramos nas Sagradas Escrituras menção de o Espírito Santo deixar de habitá-los. Mesmo entristecido, extinguido e enciumado Ele continua habitando o crente salvo nascido de Deus (João 1:13).

Em Atos dos Apóstolos capítulo dois, temos o registro da chegada do Espírito Santo em cumprimento da promessa do Pai feita pelo Filho, o Senhor Jesus, aos discípulos (apóstolos). Até este evento o Espírito Santo vinha sobre o servo de Deus, cumpria o seu propósito e depois se retirava. São nas referências posteriores a Atos dois, que a promessa é apresentada como algo já passado deixando claro que o Espírito Santo já habita ao salvos.


O novo testamento apresenta regras a serem cumpridas relacionadas ao Espírito Santo como:


Andai em Espírito? Gálatas 5.16


Não entristeçais o Espírito? Efésios 4.30.


Não extingais o Espírito? I Tessalonicenses 5.19.


O descumprimento destas regras, não faz com que o Espírito Santo abandone o crente, pois é fato notório que não encontramos na Bíblia Sagrada referência ao Espírito Santo retirar-se do salvo. Muitos causam grande confusão, ao ensinarem de modo ousado e errôneo que o Espírito Santo deixa de habitar o crente, contrariando assim a promessa feita por Cristo! não vos deixarei órfãos. (João 14.18).


É importante, destacarmos que, o Espírito Santo é o nosso selo, da parte de Deus-

E, tendo nEle também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Efésios 1.13).

Sendo Ele também a garantia de que o salvo jamais perecerá, pois o mesmo Espírito está penhorado por todos eles: !O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. (Efésios 1.14).


Logo sendo o Espírito Santo, tão intimamente ligado a nossa salvação e a nossa nova vida em Cristo, não devemos entristece-lO com atitudes tais como; amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmia, e malícia esses comportamentos entristecem o Espírito Santo de Deus.


Lucas Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário